Vale a pena comentar sobre uma doença que cada vez surge nas pessoas.
No passado, o mal de Parkinson era muito comum em pessoas acima dos 65 anos, já que se trata de uma doenças progressiva e degenerativa. Atualmente sua incidência tem surgido cada vez mais cedo. Sua causa, ainda obscura, faz com que já nos primeiros sintomas como: o tremor, a rigidez, e a bradicinesia que é a dificuldade de andar e manter em equilíbrio, sejam tomados como iniciativa para o tratamento.
A DP, nada mais é, do que a morte dos neurônios responsáveis pela dopamina, que controlam e ajudam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo. Isso faz com o que a pessoa não tenha o comando sobre o seu corpo.
O diagnostico é feito pela clínica, testes musculares e de reflexos.
90% das pessoas com parkinson sofrem também com algum outros transtorno psiquiátrico em algum momento. O transtorno mais comum foi a depressão nervosa, identificada em 32% dos casos, e responsável por agravar os problemas motores, de sono, alimentares e de dores.
O tratamento fisioterapêutico atua em todas as fases do Parkinson, para melhorar as forças musculares, coordenação motora e equilíbrio.
De acordo com alguns artigos:
O treinamento de resistência muscular localizada e equilíbrio aumentaram a força muscular, a postura e a orientação espacial de pacientes com DP (HIRSCH et al., 2003). O treinamento em esteira ergométrica (MIYAI et al, 2002), a fisioterapia (NIEWBOER et al., 2001) e esportes adaptados (KURODA et al., 1992) diminuíram a gravidade da doença pela escala UPDRS. Pacientes com DP que praticam exercícios apresentaram menores índices de mortalidade do que os sedentários (REUTER et al., 1997).
O curso é progressivo ao longo de 10 a 25 anos após o surgimento dos sintomas. O agravamento contínuo dos sintomas, para além da importância da dopamina para o humor, levam a alterações radicais na vida do doente, e à depressão profunda freqüentemente.
Para tanto, quanto mais cedo fazer o diagnostico e o tratamento, mais tarde a doença se evoluí.
Vamos fazer Fisioterapia!!!!
Sr. Vanor - inicio 22/08/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário